EN DE IT PL DK FR SF PT BG ES

 

O PROJETO

A Competência cívica pode ser defenida como  " capacidade e disposição para se empenhar na participação ativa que é baseada numa atitude de confiança nos outros em todos os contextos da vida social: escola, comunidade local de trabalho e lugares de recreio ".
Do ponto de vista individual, a competência Civica é um instrumento importante para aumentar o valor aos  indivíduos e dar-lhes a motivação, autonomia e responsabilidade para ajudar a controlar a sua existência para além das circunstâncias sociais em que estão localizados.
Do ponto de vista coletivo, a Competência Cívica, contribuindo para a criação de capital social, combinando  o desenvolvimento econômico e social.  Devido à sua importância, a Comissão Europeia, indicou a competência cívica como uma das "competências chave/essenciais",  competências  desenvolvidas no âmbito da estratégia de aprendizagem ao longo da vida.
No específico, cada Estado membro, deve fornecer uma educação básica e uma formação que pode oferecer a todos os jovens os meios adequados para a desenvolver. Seguindo estas orientações, muitos Estados-Membros, começaram a prever o aumento das competências cívicas nos seus programas  escolares.


O Projeto CIVICO,  começou em janeiro de 2011, pretende promover esta abordagem através do desenvolvimento de um "Guia para o desenvolvimenqto das Competências Cívicas entre os estudantes das escolas secundárias na Europa".
A equipa de coordenação do Projeto CIVICO composta por 4 parceiros líderes (o Departamento de Educação da Universidade de 3 e 2 organizações cuja missão é apoiar as escolas para aumentar o seu nível de educação), bem como 10 escolas estarão envolvidas na experimentaçao da Guia. O projeto será concluído no final de 2012.

Os parceiros já se reuniram  várias vezes nos últimos meses: O “kick off meeting” foi realizado em Empoli (FI) 12 e 13 de abril de 2011, nesta ocasião os representantes dos cinco países organizadores tiveram a oportunidade de se conhecer uns aos outros, discutir sobre o desenvolvimento do projeto, o planeamento do cronograma dos prazos e a escolha do método apropriado para trabalhar. A última reunião foi realizada em forma virtual, 24 de maio .
Graças ao Projeto CIVICO, os parceiros, podem compartilhar as suas experiências e conhecimentos e tirar vantagem de aprender como efetivamente desenvolver as Competências Cívicas nos diferentes países de origem.

Para isso, os principais parceiros, criarão  10 planos de aulas, que formarão o Guia, que será testado em escolas e com professores e alunos dos 5 países que pertencem. A Guia será versátil e adaptável às diferenças culturais dos países em que é aplicada.
A fase de teste terminará em Dezembro de 2011. Em Janeiro de 2012, quando o guia será traduzido em cinco outros idiomas europeus e divulgado nos países em causa, começará a fase de exploração (exploração dos resultados), também a criação de uma prova de FAQ por cerca de 1.500 professores e outros interessados ​​no desenvolvimento de cívica, e utilizado em 35 escolas de toda a Europa.

Um Centro Virtual de Pesquisas sobre os temas desenvolvidos  também será ativado e mantido mesmo após o fim do projeto.
Orientação sobre o desenvolvimento de competências cívicas é dirigida aos professores europeus e é baseado numa aprendizagem activa. O plano inclui aulas  direcionadas aos estudantes com mais de 14 anos.
Através da divulgação e anàlise dos resultados, a Guia será dada a conhecer não só aos professores de toda a Europa, mas também  a outros possíveis interessados ​​( escolas, diretores, professores, organizações educacionais, associações de professores, pesquisadores, políticos, voluntários, terceiras associações do sector ...).
Mais de 1500 professores e outros interessados ​​serão informados da existência da guia e cerca de 4000 alunos (400 em fase de teste e 1400  na  esperimentação) e 100 professores (20 e 70 no periodo esperimental)  utilizarà a Guia.
Dada a importância e interesse do conteúdo do Projeto de plano de divulgação Civic e significativo desenvolvido, os parceiros prevêem um forte impacto dos resultados sobre o  sistema de ensino europeu.

 

www.asev.it
This project has been funded with support from the European Commission.
This publication [communication] reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.
www.asev.itwww.viauc.comwww.paideiafoundation.orgwww.swspiz.pl
u0zb1c - 2xefqw - mnlfdl - 54dpo5 - kfb92r - u72f6t - pkm32l - eb8h7j